quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Cássio Cunha Lima vai assumir cadeira no Senado na terça-feira

O ex-governador da Paraíba Cássio Cunha Lima (foto), do PSDB, vai tomar posse no Senado na terça-feira (8). O tucano foi o candidato mais votado nas eleições de 2010, mas não pode tomar posse por conta da Lei da Ficha Limpa – ele foi cassado em 2008, por abuso de poder econômico e político quando era governador. Como a aplicação da lei foi modificada, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou, em outubro, a posse de Cunha Lima, em detrimento de Wilson Santiago (PMDB), que exercia o mandato desde o início do ano.


Outro caso semelhante que segue pendente é o de João Capiberibe (PSB). Ele havia sido barrado por conta da Ficha Limpa, mas recebeu autorização do STF para assumir o cargo. À Agência Senado, o quarto secretário da Mesa Diretora do Senado, Ciro Nogueira (PP-PI), afirmou que o Senado ainda não foi notificado oficialmente.

Ciro Nogueira disse que o caso só será discutido pela Mesa quando a Justiça Eleitoral do Amapá se manifestar sobre a decisão do STF. “O Senado ainda não foi comunicado sobre a decisão. Quando acontecer, o presidente vai reunir a Mesa e nomear um relator para que, num prazo de cinco dias, apresente seu relatório”, explicou. Capiberibe foi o segundo mais votado nas eleições para o Senado no Amapá, mas foi considerado inelegível com base na Lei da Ficha Limpa pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por ter sido cassado em 2004 por compra de votos.

José Antonio Lima


Fonte: Revista Época – Coluna “O Filtro” – Clique aqui para conferir esta matéria

Nenhum comentário:

Postar um comentário